Secretarias de Assistência Social devem entrar na guerra contra o Aedes

GestoresSocial-BH-04Mar16 (4)Representantes de Capinópolis e Canápolis participaram do evento em Belo Horizonte

As secretárias municipais de Assistência Social de Capinópolis, Claudia Garcia, e de Canápolis, Elaine Rodrigues, participaram na última semana em Belo Horizonte, do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social.

De acordo com a SEDESE – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, a união de todos os setores da administração pública no combate ao mosquito Aedes Aegypti será o maior desafio deste ano.

A convocação de gestores e trabalhadores da Assistência Social em Minas Gerais, para que unam esforços no combate ao mosquito Aedes aegypti e ao enfrentamento da microcefalia, foi determinada durante o evento, com a assinatura de uma nota conjunta entre o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, e a presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas), Júlia Restori.

O chamamento foi firmado no primeiro encontro do ano do Cogemas, que reuniu cerca de 530 participantes, representando 286 municípios mineiros, na Cidade Administrativa. Tendo em vista que o Sistema Único de Assistência Social (Suas) dispõe de 26 mil servidores no estado, lotados nos mais de 1,2 mil equipamentos espalhados pelos 853 municípios, a nota aponta que a rede de Assistência Social deve colaborar na orientação para o combate ao mosquito e amparar famílias com crianças diagnosticadas com microcefalia, garantindo seu atendimento nos 17 territórios.

“De fato é muito importante que haja essa parceria em benefício da comunidade, e é a soma dos esforços que trará melhores resultados no combate ao mosquito”, comentou Claudia Garcia.

“Vamos reunir com a equipe da Secretaria de Saúde e buscar juntos uma atuação de forma a apoiar as ações já desenvolvidas na cidade”, também comentou a secretária de Canápolis, Elaine Rodrigues.