SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVE CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

A Secretária Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do Setor de Endemias, realizou nos dias 30 de Agosto á 15 de Outubro de 2021, a Campanha Anual de Vacinação Antirrábica em cães e gatos.

A ação começou na Zona Rural, a equipe percorreu fazendas, chácaras e sítios. Logo em seguida, a vacinação ocorreu na Zona Urbana nos seguintes pontos: Praça Jorge de Paula Gouveia, Praça dos Trabalhadores, Ginásio Paulo H. de Oliveira, Bairro Altamira, Centro e Centro de Zoonoses, totalizando uma cobertura de (2185 cães) (222 gatos),total de 2407 animais vacinados.

De acordo com a Vigilância em Saúde, “a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal é uma medida preventiva, e de suma importância, pois a raiva é uma Zoonose terrível, que pode levar ao óbito se não atendida a tempo, a melhor forma de prevenção contra a raiva é a vacinação, que deve ser feita todos os anos.”.

O Secretário Municipal de Saúde, Arnaldo Juarez Ribeiro, “destacou que a raiva é uma doença letal e pode ser transmitida para os seres humanos a partir da mordida de cães e gatos infectados, por isso, esta Campanha é muito importante para o controle e erradicação da raiva no município.”.

Lembramos que é de extrema importância à imunização de cães e gatos anualmente, e que os tutores devem levar seus animais para serem vacinados. A raiva é uma doença fatal, tanto para os animais como para o homem. Vacinando os animais também estamos protegendo a saúde humana!