A Prefeitura de Canápolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação promove Formação Continuada para professores da Educação Infantil.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Sirley Venâncio, a educação Infantil é um dos desafios da Secretaria de Educação para o ano de 2016. Tendo em vista que a mesma é primeira etapa da Educação Básica e, que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade em relação aos aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementado a ação da família e da comunidade, a Secretaria Municipal de Educação investe neste ano de 2016 na formação continuada dos professores que atuam na Educação Infantil.
Partindo deste desafio, a equipe da SME está promovendo durante este ano letivo uma proposta de estudos para os professores de educação Infantil que atuam nas Creches e nas pré- escolas do município, visto que, a formação continuada tem como objetivo oferecer subsídios teóricos-metodológicos para melhoria da prática docente, pois o professor de educação infantil precisa realizar atividades necessárias à formação humana como, brincar, contar histórias, cantar, correr, interagir entre outras, porém ele ainda necessita garantir ao aluno a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades especificas para a transição ao Ensino Fundamental.
Os encontros estão previstos para todo ano letivo e contam com a participação de em média 40 profissionais, entre eles, os professores regentes das turmas, auxiliares de assistentes de alunos, regentes de aula (arte), professores de apoio a comunicação , linguagens e tecnologia assistivas, especialistas da educação e gestores educacionais, essa integração é uma busca de levantar reflexões e estudos sobre a melhoria da prática dos professores da educação infantil, visto que eles, são os responsáveis pela base de formação das crianças.
Ainda segundo a secretária, esta proposta de estudo desenvolvida pela Secretaria de Educação é uma observação feita pela equipe em consonância com os anseios dos educadores, visto que as capacitações para educação infantil ainda estão adormecidas em nosso meio. “Nesse sentido, procuramos com essa formação contribuir para que os nossos educadores vivenciem oportunidades de estudos, trocas de experiências, ou seja, que ele desperte para um novo olhar a essa modalidade tão essencial de ensino”, comentou.