Prefeitos entregam Planos de Saneamento Básico e Gestão de Resíduos

O prefeito de Canápolis, Diógenes Roberto foi um dos presentes ao evento na AMVAP, onde recebeu o Plano elaborado via consórcio.

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, CIDES em parceria com o Instituto de Geografia da UFU, a Fundação de Apoio aos Universitários, FAU, e a Universidade Federal de Uberlândia, fizeram a entrega neste dia 16, dos Planos de Saneamento Básico e de Gestão de Resíduos Sólidos a sete municípios do Cides, são eles: Ituiutaba, Centralina, Prata, Monte Alegre, Canápolis, Araporã, Gurinhatã. Sendo que destes, apenas Ituiutaba recebeu só o de Resíduos por já possuir o de Saneamento.

O trabalho foi elaborado sob a coordenação dos Doutores da UFU, Ângela Maria Soares e Amilton Diniz e Souza com a colaboração dos professores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM e Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM.

A solenidade contou com a participação especial do Dr. Carlos Valera, da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias do Rio Paranaíba e Baixo Rio Grande que participou da mesa solene ao lado do presidente do CIDES, o prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Correa do Carmo, e o presidente da AMVAP, Elson Martins Medeiros.

“Agora é preciso que os municípios tenham força e comprometimento para implantar o que está no papel. Faço um apelo aos prefeitos que não deixem que este trabalho vire um amontoado de papel, executem, coloquem em seus portfólios uma estrela de ouro com a resolução dos problemas de Resíduos Sólidos e Saneamento”, disse Valera. O promotor finalizou agradecendo, parabenizando e colocando a Coordenadoria a disposição para que os gestores municipais consigam dar seguimento aos planos para que cada uma dessas cidades possam melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.

Todos os municípios que receberam o plano fazem parte do CBH PN3, Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba.