Prefeitos e secretários de Saúde discutem melhorias para região

O secretário municipal de Saúde de Canápolis, Arnaldo Juarez participou das discussões na reunião, onde além do prefeito de Santa Vitória, Genésio Franco, também participaram da reunião desta quarta-feira, os prefeitos de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa do Carmo, e de Gurinhatã, William Damasceno (Leleu)

ITUIUTABA – Aconteceu na manhã esta quarta-feira, 22, em Ituiutaba, a 87ª Reunião do CIS-Pontal – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Pontal, presidida pelo prefeito de Santa Vitória, Genésio Franco de Morais.

A contratação de exames que venham a suprir a demanda dos municípios consorciados foi o principal tema discutido na reunião. Contudo, o repasse de recursos por parte das prefeituras para instituições tem trazido preocupação a alguns prefeitos, que vêm aumentar os gastos no setor, sem o aumento da contrapartida da União e do Estado.

Além da aprovação da Ata da reunião anterior e da apresentação da Prestação de Contas relativa ao mês de junho de 2015, o Sistema de Gestão do Consórcio e os procedimentos do CIS/Pontal ganharam destaque na reunião, como também a definição do apoio financeiro ao Sanatório José Dias Machado.

O Consórcio de Saúde CIS-PONTAL foi criado em agosto de 1.998 e constitui meio eficiente para desenvolver ações e serviços preventivos e assistenciais de abrangência local, desenvolvendo serviços assistenciais de segundo e terceiro nível, garantindo referência e contra-referência, através da integração dos serviços assistenciais, numa rede hierarquizada.

O CIS-PONTAL é administrado por uma diretoria, com gestão anual, eleitos em Assembleia Geral, observando que só poderá ser constituído por municípios associados à AMVAP e em dia com suas obrigações. Organizada pela Assembleia Geral, Diretoria, Secretaria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Curador e possibilita aos prefeitos municipais assegurar ações e serviços.

Hoje, fazem parte desse Consórcio os seguintes Municípios: Cachoeira Dourada, Canápolis, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Ituiutaba e Santa Vitória.