Prefeito reúne com secretários e discute sobre crise

Secreta-Cana-16Out2015 (1)Canápolis deixou de arrecadar mais de R$ 7 milhões de 2012 a 2014, e esse montante pode chegar a R$ 10 milhões até o final desse ano, segundo levantamento apresentado pelo Tribunal de Contas da União.

O prefeito de Canápolis Diógenes Roberto Borges convocou todos os secretários municipais na última semana para uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, bem como mostrar a todos, os últimos levantamentos feitos pela Equipe de Apoio à Gestão Estratégica, revelando um quadro ainda pior para o primeiro quadrimestre de 2016.

Para o prefeito, a reunião serviu para se definir algumas prioridades, especialmente na observação de que devesse dar prioridade na diminuição dos gastos sem perder a governabilidade. “Algumas prefeituras decretaram férias coletivas, reduziram o expediente de trabalho, além de proibirem novas contratações”, disse o prefeito ao apresentar dados contidos no relatório.

De acordo com o TCU – Tribunal de Contas da União, a desoneração feita pelo Governo Dilma trouxe um grande prejuízo para os municípios que hoje acarretam problemas e o principal é a queda de receitas. Conforme relatório apresentado pelo TCU, de 2012 a 2014, Canápolis deixou de arrecadar mais de R$ 7 milhões. “Contra fatos não há argumento, é a palavra oficial do Tribunal de Contas da União”, lamenta o prefeito Diógenes Roberto.

“É importante lembrar que é preciso manter os serviços essenciais e as obrigações previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal”, avalia.

Para a EAGE além de um melhor planejamento no setor de compras com a devida participação de todos os secretários, uma economia de no mínimo 20% em termos de gastos com água, energia e telefone, pode ajudar a diminuir os reflexos dessa crise. No caso da folha de pagamento, deve-se fazer um mapeamento dos salários de todos os servidores. Avaliar inicialmente a situação dos cargos de confiança, bem como das Secretarias não estratégicas.

“Todos os secretários assumiram o compromisso de trabalhar com metas definidas para os meses de novembro e dezembro e vamos cobrar os relatórios para garantirmos o cumprimento de cada objetivo”, acrescentou o prefeito.