Mudanças no corpo é tema de palestra para gestantes em Canápolis

PSFGestantes-Cana-02Set2015 (2)Mais uma importante ação na área da saúde foi desenvolvida pela Prefeitura de Canápolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Saúde da Família.

Segundo a coordenadora do PSF 02 – Unidade Dr. Osvaldo Pinto, enfermeira Patrícia Vieira, no último dia 2, foi realizado reunião com Grupo com Gestantes, onde foi abordado o tema “Mudanças no corpo durante a gestação”, tendo como palestrante, a médica da Unidade, Dra. Delizângela Paschoal.

Durante a palestra, a médica mostrou aos presentes, as principais alterações do corpo da gestante ao longo da gravidez, onde à medida que a gravidez evolui e o bebê cresce e se desenvolve, o corpo da mulher acompanha, acomoda-se e responde a essa evolução.

Os principais pontos abordados e levados ás futuras mamães, quanto a algumas modificações com que pode contar ao longo da sua gravidez foram:

  • O abdômen, ou barriga, aumentará de tamanho, pouco a pouco, sendo bem visível a partir do 4º-5º mês.
  • Os seios também vão aumentando, o mamilo estará mais sensível e é comum aparecer leite antes do final da gravidez.
  • Podem ocorrer alterações da cor da pele, como manchas castanhas no rosto, maior pigmentação da aréola do mamilo ou uma linha escura na barriga, abaixo do umbigo, que desaparecem depois do parto.
  • No 1º trimestre da gravidez, pode sentir mais sonolência e fadiga e uma grande necessidade de fazer uma sesta a seguir ao almoço.
  • Náuseas e vômitos são habituais no 1º trimestre, sobretudo pela manhã. Coma assim que se levantar e não fique muitas horas sem comer. Faça pequenas refeições ao longo do dia e beba muita água para ser manter nutrida e hidratada.
  • É possível que venha a sofrer ou a agravar os sintomas de obstipação (prisão de ventre). Ingira muita água e alimentos ricos em fibras, como fruta (laranjas, ameixas, kiwis), hortaliças e cereais integrais.
  • Durante a gravidez será mais frequente a necessidade de urinar, inclusive durante a noite. Este sintoma vai-se acentuando com a evolução da gravidez devido à pressão exercida pelo peso do bebê sobre a bexiga e às alterações hormonais.
  • Evite permanecer em pé ou sentada por longos períodos de tempo de forma a evitar dores nas pernas e o aparecimento de varizes. Sempre que possível, movimente-se, descanse com as pernas elevadas e use meias de descanso se tal lhe for aconselhado pelo seu médico.
  • No final da gravidez podem surgir ou aumentar as dores nas costas. Procure sentar-se corretamente, com as costas apoiadas e evite carregar pesos. A prática regular de exercício físico poderá ajudá-la a melhorar a postura, a relaxar os músculos e a aliviar a tensão.