Da região os secretários municipais de saúde de Capinópolis – Simone Dantas, de Canápolis – Arnaldo Juarez, de Cachoeira Dourada – Simone Matos, e de Ipiaçu – Paula Barros participaram da reunião
O prefeito de Santa Vitória e presidente do CIS-PONTAL, Genésio Franco de Morais, presidiu na manhã desta terça-feira, 10, a 89ª Reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Pontal, reunião esta que foi realizada na Prefeitura de Ituiutaba, tendo a presença dos prefeitos de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa do Carmo e de Cachoeira Dourada de Minas, José Márcio.
O atendimento à demanda dos municípios da região até o final desse ano é o maior desafio para a direção do CIS-PONTAL, devido a diminuição de repasses e o aumento da própria demanda de cada cidade associada.
Para os secretários municipais de Saúde presentes na reunião, a demanda e os custos aumentam, contudo, a receita não tem acompanhado e está dificultando a situação dos municípios da região.
Para se ter uma ideia, as prefeituras, por intermédio das Secretaria Municipais de Saúde, apresentaram o cronograma de atendimento previsto para 2016 e, apesar de o aumento em procedimentos não ter sido tão grande, o montante em recursos deu uma diferença de mais de R$ 700 mil, cujos valores sairão dos cofres das próprias prefeituras.
“Não adianta esperarmos mudança nesse quadro para o próximo ano, pois as notícias que vêm de Brasília não são as melhores”, comentou o prefeito de Santa Vitória, Genésio Franco.
Para o prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro, a solução para esses problemas tem que ser buscada aqui mesmo na região do Pontal.
“São poucas prefeituras que estão cumprindo em dia as suas obrigações financeiras, principalmente em termos de salário, e nossa região tem conseguido cumprir esse papel junto aos servidores, mas quando há cortes nos repasses da saúde, a situação fica mais crítica, pois quem adoece não pode esperar e nesse ponto o Estado e a União estão em dívida com a sociedade”, comentou.
Na reunião, foi discutida e aprovada a Ata da reunião anterior, bem como a prestação de contas relativo aos meses de agosto, setembro e outubro deste ano.
Fazem parte do CIS-PONTAL os municípios de Cachoeira Dourada, Canápolis, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Ituiutaba e Santa Vitória.