Prevenção é o melhor remédio. Esse tem sido o objetivo das equipes do Programa Saúde da Família em Canápolis, cujas ações tem tido bons resultados.
Umas dessas ações foi promovida no último dia 8/7, pela equipe do PSF 2, na Unidade de Saúde Dr. Osvaldo Pinto, onde foi realizada uma reunião com o Grupo de Gestantes.
Segundo a coordenadora do PSF 2, enfermeira Patrícia Vieira, a reunião abordou o tema Toxoplasmose e Gravidez”, mostrando às gestantes o que é a doença, quais são os riscos, exames, tratamento, e quais são os sintomas.
As palestras foram proferidas pela médica da Unidade, Dra. Delizângela Paschoal, e pela enfermeira Patrícia Vieira.
A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo Toxoplasma gondii, protozoário que pode se manifestar de forma assintomática na maioria dos casos, até mesmo sem causar nenhum dano, caso o hospedeiro não esteja com seu sistema imunitário comprometido.
Este micro-organismo é parasita intracelular, principalmente de células do sistema nervoso e muscular de animais endotérmicos – inclusive cães, gatos, coelhos, lebres, aves, suínos, gados, ratos e cobaias.
Sua reprodução pode ser assexuada, dando origem a zoítos que, após sucessivas divisões, se tornam merozoítos, infectando novas células, inclusive as de defesa; ou sexuada (gametogônica), no intestino do hospedeiro, dando origem aos oocistos. Oocistos podem ser eliminados no ambiente pelas fezes, podendo infectar outros animais – inclusive os humanos. Esta última forma de reprodução ocorre, predominantemente, em felinos.