Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Canápolis

Grupos de Congadas VisitantesAconteceu no dia 18 de outubro a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito com a organização dos Grupos de Congada locais: Moçambique Beija Flor Camisa Azul Claro e Congo Estrela Guia, apoiados pela Administração Municipal através da Casa de Cultura.

A Festa acontece na cidade desde a década de 70 e é uma manifestação cultural que remonta a libertação dos escravos e a devoção aos Santos Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. O ritual iniciou-se com a alvorada dos grupos pelas ruas da cidade às 5h00. Às 9h00 aconteceu a Missa campal em Frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito celebrada pelo Padre Tim. Durante a Missa, os Grupos de Canápolis e cidades de Itumbiara, Centralina, Monte Alegre de Minas e Ituiutaba participaram da celebração cantando e louvando no ritmo da Congada os Santos de devoção, em um momento de muita emoção e fé.

Durante o dia, os grupos percorreram as ruas da cidade ao som dos tambores despertando o interesse de toda a comunidade, que já espera pela festa que é sempre realizada no mês de outubro. O almoço e o lanche foram servidos aos grupos locais e visitantes no Ginásio Poliesportivo. Às 16h00, como parte do ritual, aconteceu a “Busca da Rainha”, finalizando com a busca dos andores e a procissão com a chegada dos grupos à Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e a despedida no palco do evento.

A Festa, que é registrada como Patrimônio Cultural do Município através do Decreto nº 088/2010, teve o investimento da Prefeitura Municipal através do FUMPAC – Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural em toda a estrutura do evento: locação de tendas, banheiros, sonorização, locução, alimentação dos grupos e visitantes, registro audiovisual de todo o ritual da Festa, cartazes e panfletos, além de contar com o apoio humano da equipe da Casa de Cultura na decoração do local, ornamentação dos adereços utilizados pelos grupos, divulgação da Festa e acompanhamento durante todo o dia de sua realização, ressaltou a Diretora da Casa de Cultura Roberta Santana Braga.

A Festa contou com a presença do prefeito de Canápolis Diógenes Roberto e da secretária municipal de Educação e Cultura Sirley Venâncio, que juntamente com a equipe da Casa de Cultura receberam os agradecimentos do Capitães “Xuxa” e Cloves, que muito elogiaram o apoio recebido pela Administração Municipal na organização e realização.

É importante registrar também o apoio da COPASA no fornecimento de água durante todo o evento. Fomentar a Cultura Popular é salvaguardar para as futuras gerações o Patrimônio de um povo, e esse apoio da Administração dá base para a continuidade da Tradição, que este ano superou as expectativas de público e grupos participantes, finalizou a Diretora Roberta.