Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito em Canápolis

CulturaCANA-09Out2015 (1)Aconteceu no dia 30 de setembro na Casa de Cultura de Canápolis a reunião do Conselho do Patrimônio Cultural e grupos de Congadas do município, com o objetivo de definir a organização da Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Segundo a diretora da Casa de Cultura, Roberta Santana Braga, a Festa é uma das mais importantes da cultura local e já é reconhecida como um Patrimônio Cultural Imaterial do Município pelo IEPHA/MG – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

A superintendente do Departamento de Cultura, Marciene esclareceu que todos os investimentos na Festa como alimentação dos grupos locais e visitantes, estrutura com tendas, sonorização e registro audiovisual serão realizados pela Prefeitura Municipal, por intermédio do  FUMPAC – Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, mostrando a preocupação da Administração Municipal, através do prefeito Diógenes Roberto, em preservar e valorizar seu Patrimônio.

Estiveram presentes os membros dos grupos Moçambique Beija-Flor Camisa Azul Claro, Congo Estrela Guia e Congo Estrela Dalva.

A Festa espera receber vários grupos de Congadas de toda a região e acontecerá no dia 18 de outubro iniciando a programação com a alvorada às 5h, Missa às 9h, desfile dos grupos pelas ruas da cidade e encerramento com a procissão às 18h.

O evento todos os anos conta com o apoio humano da Equipe da Casa de Cultura através da decoração do local, reforma de adereços utilizados pelos congadeiros e acompanhamento de todo o ritual durante o dia de sua realização, enfatizou a Diretora da Casa de Cultura Roberta.

A reunião contou com a participação da Secretária de Educação e Cultura, Sirley Venâncio e o Pároco Padre Nilton Catarina (Padre Tim).

A Administração Municipal convida toda a comunidade para participar dessa grande Festa de Cultura e Fé.