As ações de fortalecimento no combate e prevenção a doenças tem sido levado a sério pela Prefeitura de Canápolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde. Uma dessas ações aconteceu no PSF 2 – Unidade de Saúde Dr. Osvaldo Pinto, que realizou nas últimas semanas mais uma reunião com o Grupo de Tabagismo.
Segundo a coordenadora do PSF 2, enfermeira Patrícia Vieira, o grupo iniciou a primeira sessão no dia 13/04, tendo o trabalho ministrado pela psicóloga da Unidade, Noely Arruda, juntamente com a coordenação da Unidade. “A reunião teve início com a apresentação da psicóloga, onde a mesma explicou o objetivo desse trabalho com o grupo, sendo falado quanto os dias e horários dos próximos encontros, em seguida os pacientes se apresentaram, falaram a quantidade de cigarros que fazem uso no dia a dia, e qual a dificuldade que os mesmos tem de parar de fumar”, disse Patrícia.
Na reunião também foi entregue o manual da primeira sessão (entender porque se fuma e como isso afeta a saúde). Em seguida todos responderam ao teste contido no manual, sendo feito a correção do teste juntamente com a psicóloga. “Muitos responderam sim à maioria das perguntas e que estão dependentes física e psicologicamente do cigarro, além de fazerem associações de comportamento. A psicóloga Noely explicou ao grupo que a nicotina é uma substância que causa dependência, falou também que o ato de fumar envolve várias associações de comportamento ligadas aos hábitos individuais e sociais que criaram progressivamente, vínculo, tais como tomar café e logo em seguida acender um cigarro”, acrescentou a enfermeira.
Finalizando a reunião foi explicado sobre os métodos para deixar de fumar: parada abrupta, parada gradual, redução e adiamento.