Ajudar às famílias a acabar de vez com o vício do cigarro é o objetivo de uma ação importante que vem sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio das equipes do Programa Saúde da Família em Canápolis.
Esse trabalho foi desenvolvido nas últimas semanas pela equipe do PSF 1, que realizou no último dia 11, reunião com o Grupo de Tabaco, onde o tema foi “Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde”, tendo a presença da psicóloga Regilene.
Segundo a coordenadora do PSF 1, Flávia Arantes, o objetivo do programa é ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido.
O programa consiste em quatro sessões de uma hora e meia, uma vez por semana, por um período de quatro semanas, e contém todos os elementos que são significativos para ajudar fumantes a pararem de fumar e a permanecerem sem cigarros. “Ele aborda os comportamentos, pensamentos e sentimentos dos fumantes”, comenta a enfermeira.