Casa de Cultura realiza exibição de Documentário da Construção do Jacá

A Casa de Cultura de Canápolis apresentou no dia 16/04 o documentário “Construindo Jacá”, um filme completo da oficina que ensina passo a passo a confecção da esteira, jacá, cesta e peneira, tudo feito com bambú.

O Projeto aconteceu no ano de 2013 e foi patrocinado pelo FEC – Fundo Estadual de Cultura com o apoio da Administração Municipal sob a Coordenação da Diretora da Casa de Cultura Roberta Braga, responsável pela elaboração do Projeto e da Superintendente Marciene Rodrigues.

A família do Professor da arte de trançar o bambú considerado um Mestre do Saber da Cultura, Sr. Areno (In memorian), esteve presente, bem como os participantes da oficina, apaqueanos e membros da comunidade.

A Secretária Municipal de Educação Sirley Venâncio enfatizou a importância destas oficinas e a valiosa contribuição do Mestre do Jacá, Sr. Areno, que lamentavelmente nos deixou recentemente, deixando um legado extremamente importante para nossa história.

O DVD mostra um show de imagens, desde a extração do bambú na fazenda, até a finalização do jacá, muito bem retratado pelo cinegrafista Marcílio, detalhado com entrevistas e depoimentos que define um conteúdo de grande valor cultural. O som ambiente foi muito bem conduzido pelo DJ Rosan de Almeida.

Estiveram presentes o presidente da APAC Fernando Lúcio Martins, a Coordenadora do CRAS Cleide Aparecida, o Superintendente de Serviços Urbanos Roberto Martins de Menezes e a representante da Pastoral Carcerária Jazismar Venâncio Gomes.

Fomentar e Valorizar o Patrimônio Imaterial do Município e incentivar a transmissão dos saberes para que não se percam através das gerações: eis um dos objetivos do Departamento de Cultura.