Casa de Cultura promove Educação para o Patrimônio através de visitas guiadas

????????????????????????????????????

Aconteceram no mês de maio três ações voltadas para a “Educação para o Patrimônio” promovidas pela Prefeitura de Canápolis, por intermédio da Casa de Cultura. O objetivo das ações foi sensibilizar os alunos das Escolas Municipais Alvarenga Peixoto, Maria Gouveia Saad e Martiliano José de Gouveia quanto a valorização dos locais de memória coletiva, garantindo o acesso universal aos bens culturais.

O bem cultural escolhido para as visitas foi o prédio da Casa de Cultura, que segundo a assessora em Gestão Cultural, Roberta Santana Braga está sendo restaurado através do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, utilizando o recurso advindo do ICMS Cultural, onde Canápolis é uma das cidades com melhor pontuação da região.

Na sequência os alunos visitaram a exposição de objetos antigos “Objeto e Memória” que se localiza em uma das salas do interior do prédio. Os objetos expostos foram doados pela comunidade local e foram apresentados aos alunos pela Superintendente do Departamento de Cultura Marciene Rodrigues, que enfatizou a importância de preservarmos nossa memória através dos objetos que nos transportam ao passado.

Finalizando as visitas aconteceu a exibição de vídeos documentários produzidos pela Casa de Cultura como forma de divulgar a história de bens culturais do município. Os vídeos foram exibidos no anfiteatro do prédio, sendo exibido no dia 19/05 os documentários da Festa de Reis da Soledade e da Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, duas festas tradicionais do município consideradas Patrimônio Cultural local, e no dia 24/05 a exibição do vídeo do Projeto Educar 2015 que teve como tema Central a Cachoeira Córrego do Cerrado, o cartão postal da cidade, que é um bem natural tombado municipalmente.

“A equipe da Casa de Cultura agradece a presença dos educadores, diretores Escolares, alunos e da secretária municipal de Educação e Cultura Sirley Venâncio. É a Prefeitura Municipal de Canápolis valorizando seu Patrimônio Cultural”, disse a assessora.