Aconteceu no dia 1º de setembro na Casa de Cultura a Palestra Interativa “O que é Patrimônio Cultural, porque conhecer e cuidar” ministrada pela Diretora da Casa de Cultura Roberta Santana Braga e a Superintendente Marciene Rodrigues. O público alvo foram os alunos do 3º e 5º Anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Alvarenga Peixoto, Maria Gouveia Saad, Martiliano José de Gouveia e Escola Estadual José Ezequiel de Queirós.
A palestra faz parte do Projeto de Educação Patrimonial Educar 2015 que tem como tema central a Cachoeira Córrego do Cerrado, conjunto paisagístico tombado como Patrimônio Cultural de Canápolis, considerado o “cartão postal” da cidade.
Localizada a 800 metros do centro da cidade, além de uma beleza exuberante, a Cachoeira tem uma importância histórica para o município, visto que foi através de suas águas que surgiu a cidade de Canápolis, quando em 1924 o Coronel José de Paula Gouveia veio para a região construindo um Engenho e uma Serraria, atraindo moradores para a formação do povoado.
O objetivo maior do Projeto é levar as crianças a conhecer o Patrimônio Cultural, agregando valores de preservação do meio ambiente e valorização dessa riqueza natural do município, que sempre foi motivo de orgulho para os moradores.
A próxima atividade do projeto será uma visita guiada à Cachoeira, serão também realizados trabalhos em sala de aula e a finalização com uma Feira Cultural envolvendo todas as Escolas e a comunidade em geral.