Canápolis participa de Minicurso sobre Patrimônio Arqueológico promovido pela AMVAP

AMVAP-Cultura-28Mar16 (4)A Prefeitura de Canápolis, por intermédio da equipe da Casa de Cultura, participou de um curso técnico promovido pela AMVAP – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba.

A equipe da Cultura de Canápolis através da assessora Técnica em Gestão da Cultura Roberta Santana Braga e da superintendente do Departamento de Cultura, Marciene Rodrigues participaram do Mini Curso sobre patrimônio arqueológico, inventários e tombamentos promovido pela AMVAP, por meio do Conselho Intermunicipal de Educação – CIE/AMVAP.

Ao longo do dia foram tratados temas que buscam promover o conhecimento básico de conceitos sobre o Patrimônio Arqueológico, sítios arqueológicos e artefatos arqueológicos. O historiador e palestrante, Claudio Scarparo Silva destacou que a importância das informações sobre a realização de inventários e dossiês de tombamento de sítios e bens arqueológicos para que municípios possam resgatar suas riquezas arqueológicas. “Esta categoria de patrimônio cultural é bastante presente nos municípios da região. Os vestígios arqueológicos ajudam a entender a pré-história local. Com isso o mini curso buscou o despertamento para este patrimônio arqueológico importante em cada cidade podendo ser aproveitado nas demandas com ICMS cultural incrementando as atividades culturais dos municípios”, destacou Claudio.

Segundo a Assessora em Gestão Cultural Roberta Braga, Canápolis atualmente é uma das cidades da região do Pontal do Triângulo com melhor pontuação no critério ICMS Patrimônio Cultural, e isso se deve ao trabalho realizado pela equipe da cultura e ao apoio da Administração Municipal nas ações de preservação do Patrimônio Cultural local.

O evento realizado no auditório da Amvap reuniu participantes de 21 municípios: Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Canápolis, Capinópolis, Carneirinho, Douradoquara, Estrela do Sul, Gurinhatã, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Iturama, Limeira do Oeste, Matutina, Monte Carmelo, Prata, Santa Vitória, São Gotardo, Tupaciguara e Uberlândia. Ao todo foram cerca de 50 participantes entre secretários municipais de Educação e Cultura, gestores culturais, membros de fundações culturais entre outros.