Canápolis inicia Projeto “Posso Ajudar?”

PossoAjudarCANA-23Set2015 (1)A Prefeitura de Canápolis continua buscando através da Secretaria Municipal de Saúde, inovações que auxiliem no processo de atendimento de qualidade aos cidadãos em todos os setores da saúde.

Um desses projetos é o “Posso Ajudar?”, que teve início neste mês com os agentes Comunitários de Saúde no PSF 2.

Segundo a coordenadora do PSF 2 – Unidade Dr. Osvaldo Pinto, enfermeira Patrícia Vieira, o “Posso Ajudar?” está associado ao acolhimento para criar um espaço de comunicação solidária entre o usuário e o serviço de saúde. Espaço esse que valoriza o encontro e a atitude acolhedora, por meio de escuta cuidadosa, que reconhece o sujeito e suas singularidades. O programa contribui para o encontro humanizado entre usuários e o serviço de saúde.

“O objetivo é viabilizar a humanização no atendimento dos usuários das unidades de saúde em Canápolis, por meio de ações de acolhimento, orientações e apoio”, comentou a enfermeira.

Atribuições do atendente “Posso Ajudar”:

• Recepcionar os usuários de forma acolhedora e humanizada: escutando e considerando as suas demandas, orientando e acompanhando a resolução delas;
  • Encaminhar os usuários aos locais e aos profissionais responsáveis pelo encaminhamento das demandas;
  • Organizar os fluxos de atendimento, no interior da Unidade;
  • Manter – se informado sobre o funcionamento e fluxos internos e externos à unidade;
  • Atuar na prevenção de conflitos;
  • Monitorar a espera do usuário;
  • Informar quanto à oferta de serviços e horário de funcionamento dos mesmos;
  • Manter – se informado e ser atualizado pelas equipes e chefe sobre alterações de horários, fluxos e processos.

Para o secretário municipal de Saúde, Arnaldo Juarez a humanização no atendimento aos usuários da saúde pública já é um grande passo para que juntos, usuários e agentes de Saúde tenham qualidade no serviço prestado, com respeito de ambas as partes.