Canápolis continua com ações no combate à Dengue

ezequiel 24-11-15 (14)A Prefeitura de Canápolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde tem buscado fomentar ações efetivas no combate à Dengue no município, cuja preocupação aumentou com a incidência de novas doenças provocadas pelo mesmo mosquito.

Em uma dessas ações, a equipe de Zoonoses levou educação para os alunos da Escola Estadual José Ezequiel de Queirós, cuja Ação Educativa foi coordenada pelo educador de Saúde/Fiscal Sanitário, Agnaldo Perez de Gouveia, sendo realizada no último dia 24.

Na ação, foi apresentado aos alunos as diferenças entre as doenças, Dengue, Febre Chikungunya e Zika, que são transmitidas pelo mesmo vetor, o Aedes Aegypti.

Para Agnaldo, o objetivo do evento foi mostrar a importância de se conhecer melhor as doenças transmitidas por este vetor, tendo sido realizado em conjunto com os alunos do 5º Ano da Escola Estadual Jose Ezequiel de Queiros, com data show e xerox de atividades, que difere os tipos de sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.

Além disso, juntamente com o professor Walteir e Igor Venâncio, educador em Saúde, foi feito uma enquete junto aos alunos sobre o conhecimento de sintomas, onde no levantamento, os sintomas da Dengue são mais conhecidos por parte dos alunos, diferente do Zika, que tem menor conhecimento. Na média geral, 69% dos alunos conhecem alguns dos sintomas das doenças provocadas pelo mosquito.

“É muito importante por parte dos alunos, o conhecimento em relação aos diferentes sintomas das doenças relacionadas ao vetor, suas causas e suas formas de controle das larvas, mostrando a necessidade de se manter um controle de larvas nas residências, deixando claro se não tiver o mosquito se evita a transmissão das doenças”, comentou Agnaldo.