Canápolis alerta população para o risco da Dengue

Dengue-CANA22222A ordem é tirar 10 minutos da sua semana para combater o mosquito Aedes Aegypti. Uma semana tem mais de dez mil minutos. Que tal usar apenas 10 para afastar o perigo da dengue?

A campanha 10 minutos contra a DENGUE é idealizada com base no conhecimento científico dos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), cujo projeto é inspirado em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura, e enfatiza que agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da doença. A Secretaria de Estado de Saúde de MG (SES) em parceria com a Fiocruz reeditou a da campanha no Estado pelo segundo ano consecutivo.

A prefeitura de Canápolis , por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde aderiu à campanha e vem trabalhando incansavelmente na luta contra a doença. Já foram realizadas diversas ações, tais como reuniões de lançamento da campanha, qualificações para profissionais da saúde e demais secretarias, disponibilização de cartilhas educativas para serem trabalhadas nas escolas, folhetos e cartazes distribuídos, pois o trabalho de prevenção é visto no município como sendo de responsabilidade de todos.

De acordo com o educador em Saúde, Agnaldo Perez, as ações tem como finalidade de divulgar a campanha e estimular a sociedade a se desfazer dos objetos inutilizados que poderão se tornar criadouros do mosquito, e a manter devidamente tampados todos os recipientes que são aproveitados no armazenamento de água.

“DEDIQUE DEZ MINUTOS POR SEMANA CUIDANDO DO SEU IMÓVEL, E PROTEJA SUA FAMÍLIA CONTRA A DENGUE.” Esta é a frase inserida na campanha, e será divulgada através dos diversos materiais preparados, com a finalidade de incluir todos os munícipes na responsabilidade pela qualidade de vida.