Alunos de escola pública de Canápolis – MG ficam em terceiro lugar na categoria “Iniciação à Pesquisa” em Feira de Ciências em Pernambuco
O Projeto: Despertando o conhecimento: efeito estufa não é bicho papão! Desenvolvido na Escola Municipal Martiliano José de Gouveia, recebeu a premiação de 3º lugar na categoria “Iniciaçãoa Pesquisa” na XXI Ciência Jovem, realizada em Olinda – PE. Esta conquista é fruto do compromissodos profissionais da educação e o comprometimento da Administração Pública Municipal com a qualidade do ensino.
O trabalho desenvolvido pela Professora Alessandra e seus alunos, no projeto merece nossos aplausos e o reconhecimento pela dedicação e habilidade com que desenvolve os projetos educacionais. Esse trabalho foi reconhecido conforme podemos constatar na matéria abaixo, publicada na página do facebook da Skywalker Consultoria e Marketing, dia 09 de novembro passado:
“Admiro bons exemplos na educação escolar. Veja no artigo abaixo uma linda relação de sucesso entre mestre e alunos, o que tem resultado em premiações, conquistas e títulos à escola municipal que representam.
Alunos de escola pública de Canápolis – MG ficam em terceiro lugar na categoria “Iniciação à Pesquisa” em Feira de Ciências em Pernambuco
Sergio Luiz de Jesus
Educação de qualidade pode acontecer em qualquer lugar: em grandes centros urbanos, em colégios de renome, com alunos de famílias abastadas, mas também em escolas públicas de pequenas cidades e com alunos de famílias simples. É o que ocorre na mineira Canápolis, de apenas 12 mil habitantes, situada no Triângulo Mineiro e a única, dos mais de 850 municípios de MG a chegar à final da XXI CIÊNCIA JOVEM – feira de ciências com abrangência nacional promovida pelo Espaço Ciências em Recife – PE.
Os alunos Amanda Pereira e Márcio Henrique, representando a Escola Municipal Martiliano José de Gouveia e orientados pela Professora Alessandra Maria da Silva conquistaram o terceiro lugar na categoria “Iniciação à Pesquisa” com o projeto “Despertando o Desejo pelo Conhecimento: Efeito Estufa não é bicho papão”.
O projeto, entre centenas de temas e propostas, competiu com outros 19 na mesma categoria, tendo sido aprovado após rigoroso processo de análise e seleção na Feira de Biociências da ILES /ULBRA – Instituto Luterano de Ensino Superior em Itumbiara – GO e inscrito na XXI CIÊNCIA JOVEM.
O projeto se propôs a analisar o efeito estufa e suas diversas implicações no meio ambiente, sem, no entanto, realçar a clássica visão catastrófica normalmente atribuída ao fenômeno.
Vale ressaltar a importância do estímulo e motivação que a professora Alessandra imprime regularmente às suas classes, já que não é a primeira vez que seus alunos se destacam em projetos, experimentos e concursos culturais. Por seu exemplo fica a pergunta: até que ponto o ensino brasileiro poderia evoluir de forma sensível e sólida se os professores estimulassem os alunos a pesquisar, buscar o conhecimento e sempre perguntar sobre o porquê das coisas? Infelizmente o que se constata no Brasil é um ensino burocratizado, desinteressante e ultrapassado, que – salvo raras exceções – em nada motiva os estudantes a desenvolver uma ideia de contribuição real à sociedade.
E é justamente na categoria “exceção” que se encontra a Professora Alessandra, seus aplicados alunos e a própria Canápolis, pequena no tamanho mas que se agiganta quando se fala em educação de verdade”.