A MILSET Expo-Sciences Internacional 2015- Bruxelas foi realizada no mês de julho e contou com a participação de estudantes de diferentes países
Dois alunos do ensino médio da Escola Estadual São Francisco de Assis, no município de Canápolis, no Triângulo Mineiro, vivenciaram uma oportunidade única este ano. No mês de julho, Marlon Rocha Muniz e Rander Fonseca Silva participaram da “MILSET Expo-Sciences Internacional 2015”. Realizada em Bruxelas, na Bélgica, a iniciativa tem o objetivo de promover projetos científicos criados por jovem de todo mundo através de uma exposição dos trabalhos.
“Foi uma experiência muito boa e ainda ficamos entre os dez melhores da Feira. Foi a primeira feira internacional que participamos e conhecemos projeto de várias partes do mundo. Tinham projetos sobre Ebola e alguns de incentivo à pesquisa semelhantes ao nosso. Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer vários pontos turísticos”, ressalta o aluno do 1º ano do ensino médio, Rander Fonseca Silva.
O projeto apresentado pelos estudantes foi o ‘Desenvolvimento e inovação de Técnicas e Produtos em Cultivares de Abacaxi’. O projeto consiste no uso da folha do abacaxi na produção de um papel que é usado para proteger a fruta das pragas. Ela evita, entre outras coisas, o uso de agrotóxicos. A pesquisa teve a orientação do professor voluntário Orlando Marques da Costa Junior.
A classificação para a Expo-Sciences foi conquistada após os estudantes alcançarem o primeiro lugar na categoria ‘incentivo à pesquisa” da edição de 2014 da Feira Ciência Jovem.