Começa nesta segunda-feira, 10, a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil em Canápolis. A vacinação vai começar pela zona rural, indo de 10 a 13 de agosto, visto que dia 15 será o Dia D.
Segundo o secretário municipal de Saúde de Canápolis, Arnaldo Juarez, no dia 15 acont6ecerá o Dia D no Posto de Saúde, na Rua 10, das 8h às 17h, e no PSF 4 – Unidade Bolívar José Santana, no Bairro Jorge de Paula, também das 8h às 11h.
O cronograma ainda prevê vacinação nas demais Unidades: 17/08 – PSF 1; 18/08 – PSF 2; e 19/08 – PSF 3.
Devem tomar a vacina contra a poliomielite as crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
Embora, atualmente, o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental a continuidade das campanhas de vacinação, para evitar a reintrodução do vírus no país. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países registraram casos de poliomielite em 2013 e 2014, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).