Canápolis realizou sua Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Canápolis, por intermédio do Conselho Municipal de Assistência Social e com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu neste dia 3, a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Centro de Convivência do Idoso “Luci Bittencour de Freitas.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Elaine Rodrigues, o evento contou com a participação de 99 pessoas de vários segmentos: usuários da Assistência Social, entidades não governamentais, trabalhadores da área, prefeito, vereadores, Diretores Escolares, Secretários Municipais de Saúde, Educação, Administração, Obras e Serviços Públicos.

A Conferência teve como tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, e como lema “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O assunto foi abordado pelo palestrante Alexandro de Souza Paiva, assessor em Gestão Pública da AMVAP – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, as Conferências Municipais de Assistência Social têm o objetivo de avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

Ao final da palestra, os participantes da Conferência Municipal de Assistência Social foram divididos em cinco grupos para debaterem e formularem as propostas que serão inseridas no relatório elaborado pelo Conselho Municipal de Assistência Social e encaminhado para a 10ª Conferência Estadual. Na oportunidade foram eleitos dois delegados, sendo um representante do governo e outro da Sociedade Civil que irão representar o município na Conferência Estadual.

“Parabenizo aos organizadores da Conferência e com certeza a comunidade de Canápolis será a grande beneficiada com tudo aquilo que foi discutido”, acrescentou o prefeito de Canápolis, Diógenes Roberto.