Banda José Alexandre da Silva é um verdadeiro patrimônio de Canápolis

Entre inaugurações, descerramento de placas e discursos, a presença da Banda é sempre um brilho a mais, e quando ela se torna o verdadeiro show, todos aplaudem de pé a qualidade de uma verdadeira orquestra. Assim foi chamada a Banda Municipal José Alexandre da Silva, durante a solenidade de entrega da obra de reforma e modernização do Terminal Rodoviário em Canápolis, no último dia 14.

Segundo a diretora da Casa de Cultura, Roberta Santana Braga, a Prefeitura Municipal de Canápolis através do prefeito Diógenes Roberto Borges sempre incentivou a Cultura no município. Foi em sua primeira gestão no ano de 2006 que aconteceu a criação da Banda José Alexandre da Silva, que leva o nome do Maestro da antiga Banda de Canápolis, a Banda “Santa Cecília”, que na década de 60 emocionava a cidade ao tocar pelas ruas, coreto da Praça, solenidades de entregas de carteiras de reservistas e tantos “7 de setembros”, momentos que deixaram saudosismo em tantos moradores da época.

Desde a inauguração da Casa de Cultura em 2007 a Banda passou a ter sua sede no prédio, onde atualmente acontecem os ensaios sob a regência do Maestro Leonardo Augusto Reis.

Em comemoração ao aniversário de Canápolis o Maestro Leonardo preparou um show de repertório: desde um pout-pourri de “modão sertanejo” até o clássico “Isto aqui o que é” de Ary Barroso e o Hino à Canápolis com o vocal de Roberta Braga, Diretora da Casa de Cultura.

O auge da apresentação foi a música “Dobrado Fábio da Silva”, de autoria do Maestro José Alexandre da Silva em homenagem ao Sr. José Manoel de Melo, o “Manezinho da Rodoviária”, que além de 49 anos de trabalho no Terminal Rodoviário, sempre foi amante da boa música e era integrante da antiga Bandinha do “Zé Alexandre”, como era conhecida por todos.

“Foi um momento de grande emoção vivido por todos os presentes na inauguração de melhorias do Terminal Rodoviário. A música faz a gente voltar ao passado e reviver memórias guardadas que jamais serão esquecidas e proporcionar esses momentos uma pessoa tão querida como o Sr. Manezinho foi uma honra para todos os integrantes da Banda”, enfatizou a Diretora Roberta.

Ao final do evento, Sr. Manezinho e os integrantes da Banda receberam um DVD com dois vídeos: um documentário sobre “História das Bandas de Canápolis” com entrevistas de antigos integrantes da primeira Banda e outro do evento “Roda de Conversa”, realizado na Casa de Cultura em 2013 onde aconteceu o encontro das duas gerações das Bandas. O DVD foi produzido pela Casa de Cultura através do Projeto de Educação Patrimonial “Quando a Banda passa, toca nossa história”.