Ouvidoria Geral já está em funcionamento em Canápolis

OuvidoriaCANA-25Ago2015 (1)Terrenos baldios e iluminação pública foram as primeiras demandas registradas pela Ouvidoria Geral do Município de Canápolis, que entrou em funcionamento neste segundo semestre.

A criação da Ouvidoria Geral do Município faz parte das ações promovidas pelo prefeito de Canápolis, Diógenes Roberto Borges, para garantir aos cidadãos o direito de poder dar opinião, sugestões e apresentar suas reclamações nos diversos serviços prestados à comunidade.

A recomendação de sua criação foi da EAGE – Equipe de Apoio à Gestão Estratégica, que apresentou ao prefeito um grande número de reclamações, em especial da falta de humanização em alguns setores, onde os usuários reclamam de falta de educação e de respeito por parte de alguns servidores e até mesmo de quem ocupa cargo de chefia.

Para entender melhor a função da Ouvidoria, ela tem como objetivo orientar o cidadão acerca do encaminhamento de denúncia e representação para a Prefeitura Municipal; receber e tratar todas as manifestações que estejam relacionadas à atuação da Prefeitura com isenção e imparcialidade; encaminhar as demandas às áreas responsáveis para o seu tratamento, guardando sigilo quando necessário ou solicitado; fazer mediação de conflitos; informar aos cidadãos os resultados das demandas encaminhadas; fornecer as informações às unidades técnicas de forma a subsidiar procedimentos de auditorias, inspeções e demais instrumentos de fiscalização; identificar as oportunidades de melhoria na Instituição; e realizar seminários e cursos para promover o exercício da cidadania e contribuir para o controle social.

Para os membros da EAGE, a todo momento chega informações de falta de educação, falta de respeito, mau atendimento em alguns setores e até mesmo na entrada da Santa Casa, porém, sempre de forma verbal, mas que agora todos vão poder registrar a reclamação e torná-la oficial para que sejam tomadas providências.

“Não posso admitir que nenhum servidor maltrate os nossos cidadãos, independentemente do setor, e principalmente se for secretário ou diretor de algum setor, esses têm que dar o exemplo”, afirmou o prefeito Diógenes Roberto ao receber em mãos o primeiro relatório da Ouvidoria.

A Ouvidoria Geral do Município funciona no próprio prédio da Prefeitura Municipal, tendo como ouvidora, Fernanda Machado, cujo atendimento é feito das 13h às 17h, recebendo as demandas pessoalmente, pelo telefone 3266-3516, ou pelo e-mail ouvidoria@canapolis.mg.gov.br. Reclamações exclusivas da área da saúde, inclusive quanto ao atendimento no Hospital Santa Casa, Laboratório e demais setores também podem ser feitas pelo 136 ou 162.