Saúde Bucal nas gestantes é tem de palestra

PSF2-Bucal-08Jun16 (3)A Prefeitura de Canápolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde tem levado a todos os setores da cidade, um amplo atendimento na Atenção Primária, promovida pelas equipes do Programa Saúde da Família.

Um desses trabalhos foi realizado no último dia 8 no PSF 2 – Unidade de Saúde Dr. Osvaldo Pinto, com o Grupo Mensal de Gestantes, abordando o tema “Saúde bucal da Gestante: mitos e verdades”, que teve a presença da cirurgiã Dentista, Jussara, técnicas em saúde bucal Luciana e Aparecida, e a enfermeira responsável pela Unidade, Patrícia Vieira.

“Recomendamos o pré-natal odontológico com vistas à promoção da saúde bucal da gestante e à prevenção da saúde geral do bebê. A boca é a porta de entrada de muitas doenças, e, em hipótese alguma, deve ser tratada desassociada da saúde geral. É importante que hábitos saudáveis de higiene bucal e uma boa alimentação devem ser adotados desde a gravidez pois o nível de saúde bucal da mãe tem relação com a saúde bucal da criança, para isso o açúcar adicional deve ser evitado já que o açúcar natural dos alimentos é o suficiente. Se a mãe apresentar cárie nesse período o fato está relacionado à mudança da dieta e não à gestação em si”, comentou Patrícia.

De acordo com as orientações passadas pela equipe de Saúde Bucal, para as mulheres em idade fértil e que desejam engravidar é primordial que façam um check-up odontológico. Além disso, estudos científicos mostram que crianças cujas mães apresentam alta concentração de Streptococcus mutans (a bactéria causadora da cárie) na saliva adquirem essa bactéria mais cedo e em maior número, aumentando o risco de cáries nos dentes de leite. “A saúde do bebê começa pela boca da sua Mãe, e Pré Natal Odontológico é fundamental. Prevenir é melhor que remediar”, acrescentou a cirurgiã Dentista, Jussara.