PSF discute conceito de hipertensão e diabetes em Canápolis

Saber lidar com uma doença silenciosa não é tarefa fácil, mas é nesse momento que a pessoa com a doença e a família encontram apoio para que se tenha qualidade de vida, com base em muitas informações, alimentação saudável e atividade física.

Sobre esse assunto a Secretaria Municipal de Saúde de Canápolis, por intermédio da equipe do PSF 2 – Unidade Dr. Osvaldo Pinto, realizou no último dia 22, reunião com o Grupo HIPERDIA, com pacientes hipertensos e diabéticos, tendo como palestrante, a médica da Unidade, Dra. Delizângela Paschoal.

Segundo a coordenadora do PSF 2, enfermeira Patrícia Vieira, na reunião a médica discutiu junto aos presentes o conceito de hipertensão e diabetes, sintomas e tratamento.

De acordo com as informações passadas pela médica, a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.

Já o diabetes mellitus é hoje um dos maiores problemas de saúde em todo o mundo. Atualmente, mais de 250 milhões de pessoas convivem com a doença, mas espera-se que este número chegue a 380 milhões, em 20251. O Brasil ocupa a 4ª posição entre os países com maior prevalência de diabetes: são 13,7 milhões de pessoas2, e muitas ainda nem foram diagnosticadas.

Causas do Diabetes mellitus

O diabetes é uma doença de base genética e hereditária. Em geral, se há histórico na família entre parentes de primeiro grau, há possibilidades maiores de desenvolver a doença.

O diabetes é uma síndrome do metabolismo que resulta no acúmulo de glicose pelo organismo. Pacientes com diabetes apresentam deficiência na função da insulina, o hormônio responsável por metabolizar a glicose, ou mesmo apresentam falta de insulina no organismo.