Alunos da Escola Martiliano conquistam 1º lugar na XII BioCiências ULBRA-GO

EscolaMartiliano-Premio2016 (5)Pesquisa não tem idade, e prova disso vem de Canápolis, onde alunos da Escola Municipal Martiliano José de Gouveia de Canápolis conquistaram o primeiro lugar na modalidade Ensino Fundamental na XII BioCiências ULBRA/GO – Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO.

De acordo com informações da escola, os alunos Maria Clara, Diovana, Kaic, Anna Clara, Miguel e Cauan, orientados pela professora Alessandra Maria da Silva, fizeram uma apresentação oral, lúdica e em pôster do Projeto: “Crianças na batalha conta o mosquito do mal: Killer a exterminadora do Aedes Aegypti”.

O Projeto se propôs a reconstruir na prática um experimento simples, feito com materiais recicláveis que pode ser utilizado como instrumento educacional, para estudar o ciclo evolutivo do Aedes Aegypti e também ajudar na erradicação do mosquito, e consequentemente das doenças transmitidas por ele, como Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela. Para complementar a exposição foi exibido um vídeo confeccionado pelos alunos onde dois “Super Heróis” procuram a ciência para ajudar no combate ao Aedes.  No filme, o cientista, Dr. Fantástico apresenta a Killer – Exterminadora de mosquito que resolve o problema. O vídeo pode ser encontrado na internet no link: https://www.youtube.com/watch?v=lSlw7vtAWp4.

“Nossos alunos concorreram com outros 21 projetos igualmente interessantes graças ao apoio e incentivo da ULBRA/GO, que através do curso de Ciências Biológicas, promove anualmente a BioCiências, estimulando a pesquisa científica em todas as idades”, comentou a diretora da escola Daniella Siqueira, que ressaltou que é o segundo ano consecutivo que alunos da professora Alessandra são classificados na BioCiências na Ulbra. Em 2015 desenvolveram o projeto “Despertando o Desejo pelo Conhecimento: Efeito Estufa não é bicho papão”. O mesmo foi aprovado e apresentado na XI BioCiências, ficando em 3º lugar na Categoria- Incentivo à Pesquisa –Ensino Fundamental.

Quanto a premiação, receberam o credenciamento para XXI Ciência Jovem Internacional na categoria Iniciação à Pesquisa voltada para educação infantil e Ensino Fundamental I na cidade de Recife em Pernambuco e passagens aéreas, ficando classificados em 3º lugar a nível Nacional. “Estamos todos na expectativa para que em 2016 os alunos possam ser novamente credenciados na Ciência Jovem Internacional [XXII] na categoria Iniciação à Pesquisa, em Recife. O projeto tem grande chance de ser aprovado”, completou a diretora.