Agência do Itaú fechará suas portas em vários municípios mineiros

ItauCANA-19MAI16 (2)A partir do próximo dia 26, Canápolis não terá mais o atendimento da agência do Banco Itaú, que enviou no início mês, ofício ao chefe do Executivo Municipal comunicando o fechamento da agência no município.

Segundo informações passadas por alguns funcionários da agência, algumas exigências em termos de segurança deveriam ser implantadas, não sendo apenas este o motivo. De acordo com publicação feita pela imprensa nacional no final do ano passado, o Banco Itaú deve fechar cerca de 80 agências em Minas, além de outras 23 no Estado do Paraná.

De acordo com a matéria publicada, mesmo com ganhos expressivos, em Minas Gerais, o banco deve fechar cerca de 80 agências, de acordo com fontes do mercado. O Itaú Unibanco, por meio de nota, “afirma que não existe qualquer movimento para fechamento de agências e demissões em Minas Gerais”.

Mas, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e região – que reúne, além da capital, 53 municípios mineiros – informa que o Itaú Unibanco está demitindo e fechando agências. “O Itaú teve um lucro recorde, então, não tem porque demitir, mas o banco está demitindo”, afirmou a presidente do sindicato dos bancários de BH e região, Eliana Brasil.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, já foram fechadas cinco agências do Itaú no ano passado na área de atuação do sindicato. “E o Itaú fala em fechamento de mais quatro unidades (agências) até novembro deste ano em BH e região”, contou Eliana.

De acordo com a dirigente sindical, a alegação do Itaú envolve a questão tecnológica. “Eles (Itaú) apresentam números de utilização de internet e do mobile banking – o banco dentro do celular. O investimento deles é a internet e o direcionamento dessas novas tecnologias”, contou Eliana.

A dirigente sindical disse ainda que o Itaú também tem investido nas agências virtuais, que tem uma pessoa do outro lado da tela e vai atender o cliente virtualmente. “São as agências do futuro e isso representa um investimento bem menor do que em agências físicas”, afirmou.