Merenda escolar de qualidade e educação nutricional

Para o prefeito de Canápolis, Diógenes Roberto e a secretária de Educação Sirley Venâncio, apesar de o repasse do Governo ser pouco para a merenda escolar, os investimentos por parte da Prefeitura com seus próprios recursos dá condição para que seja oferecido um cardápio variado e nutritivo aos alunos

As Prefeituras Municipais tem sido cada vez mais, atuantes e participativas na elevação da qualidade da merenda escolar oferecida nas cantinas das escolas municipais, cujo investimento tem trazido resultados positivos na aprendizagem do aluno.

A importância de uma alimentação saudável não está restrita àquilo que se oferece dentro da escola, como também naquilo que o aluno come em casa ou na rua, cabendo ai muita orientação por parte da escola.

Em Canápolis, saúde é um assunto que ganha importância cada dia mais no cotidiano e está ligado diretamente aos hábitos alimentares das pessoas.

Para a nutricionista Isabela Cabral, responsável por projeto que trabalha com orientação aos alunos e pais, a alimentação saudável traz grandes benefícios para o organismo tais como: melhora o metabolismo, fornece energia e previne doenças. “Para crianças e adolescentes, comer é sempre um desafio diante das tentações que as propagandas e a mídia oferecem. Por isso, é sempre importante que pais e escolas dialoguem sobre o assunto”, avalia.

Pensando nisso, foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a “Semana da Alimentação” nas escolas municipais, com o objetivo de incentivar hábitos alimentares saudáveis, aonde foram realizadas palestras e dinâmicas de Educação Nutricional e bons hábitos alimentares.

De acordo com a nutricionista, os alunos são contemplados diariamente com merenda de boa qualidade, com cardápios diferenciados para cada faixa etária, equilibrado com verduras, legumes e frutas para resultar em um bom desenvolvimento escolar. “ Trabalho sempre com o apoio da Administração Municipal através da Secretaria de Educação e Cultura, que não medem esforços para atender a legislação e oferecer uma alimentação adequada, segura e saudável a todos os alunos”, ressalta a nutricionista Isabela Cabral.