PSF discute microcefalia com usuários em Canápolis

PSF2-CANA-28Jan16 (1)A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Programa Saúde da Família tem participado ativamente no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que deixou de ser uma preocupação por conta da dengue, é levando muita preocupação, em especial às mulheres por conta do Zika vírus.

Segundo a coordenadora do PSF 2, Unidade Dr. Osvaldo Pinto, enfermeira Patrícia Vieira, o assunto foi tema de Sala de Espera, onde na última semana de janeiro o PSF 02 realizou reunião com Grupo de Gestantes, tendo palestra ministrada pela médica da Unidade, Dra. Delizângela Paschoal, abordando o tema Microcefalia. “É um tema importante e passamos às gestantes os devidos cuidados que elas devem ter e que repassem as informações às suas famílias”, disse Patrícia.

Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança é significativamente menor do que a de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.

Crianças com microcefalia têm problemas de desenvolvimento. Não há uma cura definitiva para a microcefalia, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida. A microcefalia pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais.

Causas

Microcefalia é o resultado do crescimento abaixo do normal do cérebro da criança ainda no útero ou na infância. A microcefalia pode ser genética. Algumas outras causas da microcefalia são: Malformações do sistema nervoso central; Diminuição do oxigênio para o cérebro fetal: algumas complicações na gravidez ou parto podem diminuir a oxigenação para o cérebro do bebê; Exposição a drogas, álcool e certos produtos químicos na gravidez; Desnutrição grave na gestação; Fenilcetonúria materna; Rubéola congênita na gravidez; Toxoplasmose congênita na gravidez; Infecção congênita por citomegalovírus.

Doenças genéticas que causam a microcefalia podem ser: Síndrome de Down; Síndrome de Cornelia de Lange; Síndrome Cri du chat; Síndrome de Rubinstein – Taybi; Síndrome de Seckel; Síndrome de Smith-Lemli–Opitz; Síndrome de Edwards.

A microcefalia normalmente é detectada nos primeiros exames após o nascimento em um check-up regular. Contudo, caso você suspeite que a cabeça de seu bebê é menor do que a de outros da mesma idade ou não está crescendo como deveria, fale com seu médico.

O Ministério da Saúde confirmou recentemente a relação entre o Zika vírus e o surto de casos de microcefalia no nordeste do país em 2015. A febre zika, ou simplesmente zika vírus, é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. Por se tratar de algo novo, não descrito anteriormente na literatura médica, ainda não se sabe exatamente como funciona a relação entre os problemas.

De acordo com o Ministério da Saúde, as investigações sobre microcefalia e o Zika vírus devem continuar para esclarecer questões como a transmissão desse agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez.