Prefeitos se reúnem na AMVAP

AMVAP-26Nov2015 (5)UBERLÂNDIA – Prefeitos da região estiveram presentes em mais uma reunião da AMVAP – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba, em Uberlândia, na tarde desta quinta-feira, 26.

Presidida por Elson Martins, prefeito de Centralina, durante a reunião foi discutido sobre as mudanças promovidas pelo Governo Federal quanto às formas de repasse de subvenções das Prefeituras a entidades sociais, que deverão seguir regras que detalham Planejamento, Plano de Ação e Prestação de Contas Mensal.

Sob o tema foi definido que a AMVAP através de sua Assessoria Jurídica estaria levando aos municípios palestras sobre o assunto, destinado a agentes públicos e gestores de entidades que recebem subvenções das prefeituras. “Esse é um tema polêmico que merece muita explicação a todos os envolvidos, pois o Governo Federal, através dessa nova Lei, vai dificultar a vida de muitas entidades que prestam serviços sociais na cidade”, disse o prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa do Carmo, que já agendou para os dias 8 e 9 de dezembro reuniões sobre o assunto, com representantes dos municípios da região de Ituiutaba.

A reunião contou ainda com a presença do superintendente Regional da CEF – Caixa Econômica Federal, Paulo Antunes Siqueira, que apresentou o novo cronograma de financiamento habitacional do Governo, que criou a faixa 1,5 no Programa Minha Casa Minha Vida.

Na oportunidade, os prefeitos questionaram o fim do financiamento via entidades, que deveria ser um modelo e acaba sendo um verdadeiro pesadelo para alguns prefeitos, vereadores e lideranças, que motivados com o programa, fizeram até mesmo a transferência de áreas para algumas entidades, que agora abandonam o projeto.

Ao final da reunião foi falado sobre a eleição para a nova diretoria da entidade, que deverá ocorrer na primeira quinzena de dezembro, quando os prefeitos irão definir o novo presidente, com grande possibilidade de ser uma mulher à frente da entidade.