Feira Cultural finaliza Projeto Educar 2015

Aconteceu no dia 13 de novembro na Praça 14 de Julho a finalização do Projeto “Educar 2015 – Cachoeira Córrego do Cerrado: um Patrimônio Cultural de Canápolis”.

O Projeto foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal através da Casa de Cultura em parceria com as Escolas Municipais: Alvarenga Peixoto, Maria Gouveia Saad, Martiliano José de Gouveia e Escola Estadual José Ezequiel de Queirós e teve como tema central o Conjunto Paisagístico da Cachoeira Córrego do Cerrado, localizado a 800 metros do centro de Canápolis e tombado como Patrimônio Cultural do Município através do Decreto 28/2009.

Durante a Feira Cultural aconteceram as apresentações das criações artísticas das Escolas participantes demonstrando entusiasmo e interesse dos alunos e educadores no tema proposto. A Cachoeira, além de ser considerada o Cartão Postal de Canápolis é o local onde foi iniciada a formação do povoado do Município através do Fundador Coronel José de Paula Gouveia.

Danças, poesias, paródia, música, exposição das redações e desenhos mostraram ao público presente no evento que o Projeto alcançou seu objetivo principal: levar os alunos a entender o que é Patrimônio Cultural e porque devemos preservar e cuidar, em especial sobre o tema central mostrando a importância de conhecermos nossas raízes, nossa identidade e agregando valores de preservação do meio ambiente.

Segundo a Diretora da Casa de Cultura Roberta Santana Braga e a Superintendente Marciene Rodrigues, o sucesso do Projeto Educar 2015 se deve ao apoio da Administração Municipal, à parceria das Escolas em todas as atividades e a equipe da Casa de Cultura, que não mede esforços em todos os projetos desenvolvidos.

No evento aconteceu também a entrega dos certificados aos alunos da Oficina de Desenho e Pintura da Casa de Cultura e exposição de trabalhos dos alunos da Oficina de Pintura em tela, que retrataram a Cachoeira Córrego do Cerrado em diversas épocas e ângulos através da Pintura.

Finalizando o evento aconteceu a premiação do Projeto Luzes de Natal 2015, outro projeto que está sendo desenvolvido pela Associação Amigos da Cultura/Casa de Cultura. Foram premiados cinco alunos campeões das cinco Escolas Municipais e Estaduais pela arrecadação de garrafas pet para o Projeto totalizando somente entre os primeiros colocados o somatório de 10.572 garrafas. A média total de arrecadação foi de 30.000 garrafas que estão sendo reutilizadas pela equipe da Casa de Cultura na confecção dos enfeites natalinos através do Projeto aprovado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

A diretora da Casa de Cultura agradece o apoio do Prefeito Diógenes, da Secretária de Educação e Cultura Sirley Venâncio e demais Secretários Municipais, dos vereadores Neuza, Cuty, Divino Brogó e Zorro e dos comércios Center Mil Novidades, Casa do Construtor, Magazine Brasil Líbano e Papelaria Tropical pelo apoio nas premiações da Feira Cultural.