Casa de Cultura realiza visita guiada à Cachoeira Córrego do Cerrado

CulturaCANA-02Out2015 (5)A Prefeitura Municipal de Canápolis, por intermédio da Casa de Cultura realizou mais uma atividade com o objetivo de conscientizar as crianças da importância de preservar o Patrimônio Cultural e o Meio Ambiente.

A ação fez parte da 5ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais através do IEPHA/MG – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e foi uma atividade do Projeto Educar 2015, que tem como tema central o Conjunto Paisagístico da Cachoeira Córrego do Cerrado, tombado como Patrimônio Cultural do Município.

A Visita Guiada foi um dia diferente para os alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino. Os alunos ouviram relatos de pessoas convidadas pela equipe da Casa de Cultura. Inicialmente, o convidado Sr. Alberto Ângelo de Gouveia, conhecido como o “Betão”, neto do fundador de Canápolis, contou aos alunos a parte histórica da Cachoeira, onde foi iniciado o povoado de Canápolis. Para enriquecer a visita, o Arquiteto e Paisagista Gustavo Ribeiro de Moura, responsável pelo Projeto do Parque da Cachoeira explicou a importância da preservação do meio ambiente, tanto das plantas que formam a linda paisagem do local, bem como da água do Córrego, que abastece a cidade de Canápolis e convidou os alunos para juntos plantar uma árvore da espécie “Jequitibá Rosa”.

A visita contou com a presença da Secretária de Educação Sirley Venâncio, que disse aos alunos que a responsabilidade da preservação é de todos nós, sendo assim, não podemos jogar lixo no meio ambiente e nem depredar o Patrimônio Público. Durante a visita, os alunos percorreram todo o espaço do parque até chegar à queda da Cachoeira e finalizando, foi servido um lanche aos participantes.  Os copos descartáveis utilizados no lanche foram recolhidos para o Projeto Luzes de Natal 2015 da Casa de Cultura.

A diretora da Casa de Cultura Roberta Braga e a superintendente Marciene agradecem a parceria da Prefeitura Municipal, da COPASA através do funcionário Manoel, no fornecimento de água, do responsável pela sonorização e locução Ademir, dos fotógrafos Marcílio e Noélia, e de toda a equipe da Casa de Cultura, que trabalhou com muito carinho para que essa atividade fosse realizada. Agradece ainda a parceria das diretoras escolares, educadores e alunos participantes do Projeto, como as Escolas Alvarenga Peixoto, Martiliano José de Gouveia, Maria Gouveia Saad e José Ezequiel de Queirós, que tem se empenhado em todas as atividades realizadas. “O objetivo maior da Educação Patrimonial é esse, que as crianças entendam que cuidar do Patrimônio é cuidar de nós mesmos”, finalizou a diretora Roberta Braga.