Prefeituras fecham suas portas em protesto nesta segunda-feira

Diogenes ao lado do prefeito Luiz PedroO prefeito de Canápolis, Diógenes Roberto também enfrenta a crise por conta da falta de recursos repassados, aumentando cada dia mais as responsabilidades da Prefeitura, diante a omissão do Estado e União com suas responsabilidades. Diógenes informou que Canápolis adere à paralisação nesta segunda-feira, onde estará funcionando apenas o Pronto Socorro, sendo que as demais repartições públicas municipais estarão fechadas em protesto

PONTAL – O prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Correa do Carmo é contra o fechamento de rodovias em qualquer tipo de protesto, e disse que isso não acontecerá nas proximidades de Ituiutaba. “Não podemos prejudicar ninguém que precisa das rodovias para transitar, pois nosso protesto é contra o Governo e sua forma de repartir os recursos, e não contra o povo”, disse o prefeito.

Seguindo orientações da AMM – Associação Mineira de Municípios e AMVAP – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba, a Prefeitura de Ituiutaba confirmou o fechamento de suas portas na segunda-feira, data do protesto, ficando em funcionamento apenas a Unidade de Pronto Atendimento – Pronto Socorro.

De acordo com nota encaminhada pela AMVAP, através do seu presidente, Elson Martins, tendo em vista a conjuntura do cenário político/econômico brasileiro, que passa por um momento difícil no âmbito federal e estadual, refletindo diretamente na administração municipal, faz-se necessária a união dos prefeitos para demonstrar as dificuldades vividas em seus municípios e, juntos, apresentar soluções e cobranças aos governantes.

A AMVAP, por intermédio de sua representatividade considera este momento importante, pois, por meio dele será possível demonstrar à população a árdua tarefa que os prefeitos estão enfrentando à frente da gestão de seus municípios, onde cada vez mais temos uma significativa redução das receitas e um crescente aumento de suas obrigações e responsabilidades.

Dentre as várias dificuldades enfrentadas pelos municípios, destacamos:

  • A desigualdade na repartição da receita dos impostos entre União, Estado e Municípios;
  • Queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM);
  • Repasses pendentes de Convênios e Contratos de Repasse;
  • Judicialização da Saúde;
  • Aumento das despesas para manutenção da Educação; e
  • Falta de investimentos em Segurança Pública.

DecretoPontoFacultativo-24Ago2015